Cão apreendido pela polícia por maus-tratos em Campinas não resiste

24 de Abril de 2012

Na semana passada, o Notícia Animal contou a história do cachorro Chumbinho, que foi apreendido pela equipe do Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil de Campinas (SEPAMA) em um ferro-velho próximo a Avenida das Amoreiras na segunda-feira (16/04). Mestiço da raça fila, o cachorro estava extremamente debilitado e coberto de carrapatos. Pesava aproximadamente 25 kg, quando o ideal para a raça seria 45 kg. 

Ele foi encaminhado aos cuidados do Centro Clínico do PlanetVet, onde teve que ser submetido a uma transfusão de sangue para sobreviver. A equipe veterinária lutou pela vida do animal, que apresentava um quadro avançado de Erlichiose, popularmente conhecida como "doença do carrapato". No domingo (22/04), Chumbinho não resistiu e veio a óbito. De acordo com o veterinário Diogo Siqueira, que acompanhou o caso desde o início, a doença atingiu a medula e, por isso, ele não produzia mais os componentes sanguíneos.
 
Entenda o caso
 
Siqueira acompanhou a ação do SEPAMA no dia 16/04 e disse que o caso era de maus-tratos. Segundo ele, o cachorro ficava confinado pelo tutor em um espaço pequeno, de cerca de dois metros quadrados. Além disso, o veterinário suspeita que o animal não estava sendo alimentado, o que justificaria seu estado de raquitismo. Siqueira conta que a polícia já havia advertido o proprietário do estabelecimento que na ocasião se comprometeu a melhorar as condições do cachorro. Mas na segunda-feira, quando as autoridades foram vistoriar o local, encontraram a situação da mesma forma e prosseguiram com a apreensão do animal.
 
O tutor de Chumbinho será indiciado pelo crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais. A normativa prevê pena de três a seis meses de reclusão e aplicação de multa para crimes contra animais domésticos. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se o animal vier a óbito, como no caso em questão. As autoridades ainda não revelaram o nome do acusado.
 
Foto: PlanetVet
Compartilhe |


Postado por: glaucia - 24/04/2012

Que esse animal não tenha sofrido em vão!!!! Pelo amor de Deus...Que a lei seja cumprida de verdade...porque crime é crime...apesar de muitos acharem que os bichos não merecem nossa consideraçao!!!

« anterior [1] próximo »

Juliana Castro

Agência Notícia Animal.



Parceiros





Apoio

Divulgação

Enquete

O Notícia Animal celebrará seu primeiro ano no dia 18/10 e para agradecer o carinho dos nossos internautas e o apoio incondicional dos nossos parceiros, estamos lançando mais uma campanha!!! Dessa vez, nossa meta é conquistar 15.000 seguidores na nossa página no Facebook - www.facebook.com/noticiaanimal. O desafio é grande, por isso não vamos determinar prazos, mas contamos com o empenho de TODOS nossos parceiros, já que, paralela à campanha, deixaremos disponível uma enquete, neste espaço, com a opção de todos nossos parceiros para votação. No momento em que a nossa página do Facebook atingir os 15.000, o parceiro mais votado aqui no site receberá uma doação no valor de R$ 300,00 da Agência Notícia Animal. Todos empolgados? Vamos ao trabalho então! Mas lembrem-se: VALE SÓ 1 VOTO POR IP, ok?!

APAASFA
Viralatinhas
ANIMAIS.O.S
Santuário das Fadas
Vira Lata Vira Vida
ULA
Pata Amiga
UPA
ResGatinhos
PlaneTVet
GAAR
GAVAA
AAAC
IVVA
ATEAC

Facebook

Twitter

Vídeos Destaque


desenvolvido por Cia da Criatividade